A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) apresentou para um grupo de alunas do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12/02), os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA) e do Biobanco da Biodiviersidade e Saúde (BBS) da Fiocruz. O evento Imersão no Verão 2025 faz do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, coordenado pela à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). A iniciativa promove a visitação das estudantes aos laboratórios e espaços de pesquisa. O objetivo do evento é despertar o interesse das meninas para a carreira nos campos da saúde e ciência. Além disso, as estudantes têm a oportunidade de conhecer a Fundação e os desafios enfrentados pelas pesquisadoras e profissionais da instituição.
Durante a manhã, o grupo visitou os laboratórios do Biobanco da Biodiviersidade e Saúde (BBS) da Fiocruz. A gerente-geral do BBS Manuela da Silva explicou para as meninas o contexto da criação do banco, seu funcionamento e a importância estratégica no desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e inovação na área da saúde.
A estudante Millena Rodrigues P. Rangel, de 17 anos, ficou empolgada ao conhecer os tanques de nitrogênio, usados para o armazenamento de amostras biológicas, e vislumbrou uma oportunidade de trabalhar como técnica em análises clínicas na instituição.
“Eu gosto muito de microbiologia. Eu posso estar aqui talvez no ano que vem, quando eu me formar. Quem sabe? A visita foi muito estimulante e abriu muito a minha mente porque você pode ver a parte prática”.
O entusiasmo das alunas chamou à atenção da gerente-geral do BBS Manuela da Silva, que destacou a importância do Programa Mulher e Meninas na Ciência no incentivo à formação de futuros profissionais.
“É muito legal ver a animação delas. Esse projeto é muito importante nesse sentido. Deixar que elas tenham contato com esse ambiente de laboratório. Isso abre oportunidades. Além de ampliar a visão delas em relação à ciência de uma forma prática. É uma grande oportunidade também para que elas conheçam as pesquisadoras e possam perceber aonde elas também podem chegar”.
Na parte da tarde, as estudantes assistiram a uma aula seguida de debate sobre os modelos de sistemas de saúde públicos, ao lado de alunas e do curso de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). A iniciativa foi apresentada pela coordenadora do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA) e pesquisadora da ENSP Isabela Santos, que reforçou a importância da participação das jovens nos espaços de produção do conhecimento.
“Nosso objetivo aqui é que possamos ter uma ciência em que a mulher seja mais atuante, mais potente em toda sua plenitude, para que possamos ter na ciência perguntas de todos os tipos, de todas as origens que permitam que a ciência seja mais democrática e inclusiva”.
A coordenadora do projeto e da área de Divulgação Científica da VPEIC, Cristina Araripe, destaca a contribuição do programa para que cada vez mais alunas de escolas públicas conquistem o acesso às universidades, em áreas de conhecimento, onde existem poucas mulheres no mercado de trabalho.
“Não há mais como desperdiçar talentos, precisamos rever nossos modelos de desenvolvimento socioeconômico e as mulheres cientistas têm demonstrado que podem contribuir sobremaneira para a valorização da visão feminina de crescimento econômico, cidadania política, educação e saúde para todas e todos”.
O Imersão no Verão 2025 acontece em todas as unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro durante 5 dias e já contemplou mais de 900 meninas nos últimos anos.
*Notícia originalmente publicada no Portal Fiocruz.
Fotos: Plínio Sousa / VPPCB-Fiocruz