Os materiais biológicos processados no BBS-Fiocruz seguem os padrões de qualidade, biossegurança e bioproteção, determinados pelas normas nacionais e internacionais, em especial a ABNT NBR ISO 20387, assim como as exigências legais e éticas.
O BBS-Fiocruz é constituído por três Coleções: Coleção de Materiais Biológicos Humanos; Coleção de Vírus e Coleção Ambiental.
Coleção de Material Biológico Humano
Esta coleção é constituída por materiais biológicos humanos relacionados à Covid-19 e a outros agravos e emergências em saúde pública, provenientes de atividades de atenção à saúde, ações de vigilância em saúde ou de projetos de pesquisa. Atendendo às regulamentações nacionais (Res. CNS 441/2011 e Portaria MS 2201/2011), o BBS-Fiocruz foi credenciado como biobanco de materiais biológicos humanos para fins de pesquisa junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS/MS), em junho de 2023.
Foto de Raul Santana | Fiocruz Imagens
Coleção de Vírus
Esta coleção é constituída por isolados do coronavírus SARS- CoV-2 e por outros vírus de interesse taxonômico, epidemiológico e biotecnológico, seus derivados e demais produtos biotecnológicos relacionados, provenientes de laboratórios da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais, de acordo com os requisitos estabelecidos para Centro de Recursos Biológicos (CRB) e com as exigências e regulamentações das legislações nacionais e internacionais de Acesso e Repartição de Benefícios (Protocolo de Nagoia, Lei 13.123/2015, Decreto 8.772/2016).
Foto de Débora Barreto | Fiocruz Imagens
Coleção Ambiental | Sub-Coleção FioAntar
No âmbito desta Coleção são realizados os serviços de depósito e fornecimento de amostras ambientais provenientes do Projeto FioAntar.
Foto de Peter Ilicciev | Fiocruz Imagens